segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

MAC: Primeiro banco de leite materno abre no início do ano

O primeiro banco de leite materno em Portugal vai entrar em funcionamento na primeira quinzena de 2009 na Maternidade Alfredo da Costa, Lisboa, afirmou à Lusa o director da instituição, Jorge Branco.

O mesmo responsável está à espera que chegue algum equipamento necessário para o banco começar a funcionar.
As mulheres que tenham excesso de leite podesão então doá-lo ao banco para suprir as carências de bebés que não podem ser alimentados pelas suas mães, como os bebés prematuros e os filhos de infectadas com HIV, tuberculose ou hepatites.

A 06 de Outubro, a ministra da Saúde, Ana Jorge, referiu que outras instituições com elevado número de bebés prematuros estão interessadas no projecto.

«O primeiro banco que está neste momento em Portugal a desenvolver-se é na Maternidade Alfredo da Costa, mas sei que há outros hospitais que terão esse interesse, principalmente os hospitais que têm muitos pré-termos [prematuros]», disse à agência Lusa Ana Jorge, à margem na Conferência da UNICEF/Comissão Nacional da Iniciativa dos Hospitais Amigos dos Bebés, que assinala a «Semana do Aleitamento materno».

Ana Jorge lembrou que os bancos de leite foram prática há alguns anos, mas que foram postos de lado devido ao risco das doenças transmissíveis. «Hoje talvez façam todo o sentido», sublinhou.

Actualmente, há processos de tratamento que permitem que o leite materno mantenha as suas qualidades e seja seguro, justificou.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

HBA2C Story - Há sempre esperança :) depois de 2 cesarianas...

Doula