quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Cólicas do lactente

Serviço de Pediatria do Hospital de São Marcos de Braga 2008-10-15
As cólicas dos bebés podem surgir em qualquer idade, embora sejam mais frequentes nos primeiros 2-3 meses de vida.

O que é a cólica?
A cólica é provocada pelos pressão que os gases resultantes da fermentação do leite exercem nas paredes do intestino do bebé.
Como saber que é cólica que o bebé tem?
Quando o bebé tem cólicas, o choro é muito alto e constante, pode durar até 3 horas seguidas e nada o faz parar. Pode também contorcer-se e encolher as perninhas.
O que corrigir?
Se for alimentado a leite materno
Corrigir a técnica de amamentação para que o bebé não engula muito ar e procurar esvaziar completamente a mama. Técnica correcta:- Estimular o bebé a abrir a boca.- Introduzir 1 a 2 cm da aréola na boca do bebé.- Manter os lábios virados para fora.- Manter o queixo colado às mamas.- Está correcto se as bochechas do bebé ficarem arredondadas e se se ouvir a deglutição.
Também é conveniente que a mãe tenha cuidado com sua a dieta alimentar: deve evitar ingerir couve-flor, brócolos, couve-de- bruxelas, pepinos, pimentos, chocolate, café, citrinos e alimentos condimentados.Se for alimentado com leite adaptado- Verificar o tamanho da tetina e certificar-se de que o leite sai lentamente.- Colocar o biberão na posição vertical ao dar de mamar.- Colocar o bebé a arrotar durante 10 minutos.
O que fazer para ajudar o bebé nestas situações?
- Pode tentar dar-lhe um banho morno.
- Não o coloque de barriga para cima.
- Massaje a barriga do bebé: deite-o no colo ou na cama e massaje com a palma das mãos (quentes) de cima para baixo ou no sentido do ponteiro do relógio, pressionando levemente. De seguida, pode também agarrar nos pezinhos do bebé e fazer o movimento de pedalar (bicicleta) 10 a 15 vezes.

Bernarda Sampaio (Hospital de São Marcos de Braga) e Anabela Bandeira (Hospital Geral de Santo António)

http://www.educare.pt/educare/Educare.aspx

1 comentário:

Raquel disse...

Tive 2 filhos e infelizmente ambos passaram pela fase das cólicas. Não foi fácil para eles, nem para mim que não suportava ver o sofrimento na carinha laroca deles. Como amamentava descobri que tinha que eliminar certos alimentos da minha alimentação como os bróculos, a couve flor e os doces. O resto resolvi com muita paciência e um medicamento chamado aero-om.

HBA2C Story - Há sempre esperança :) depois de 2 cesarianas...

Doula